Os 13 portugueses para os Europeus de Glasgow 2019

Nelson Évora (arquivo)

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) deu ontem a conhecer os atletas convocados para participarem nos Campeonatos Europeus de pista coberta, que se realizam em Glasgow, de 1 a 3 de março.

Sem qualquer novidade, o que significa que só quem cumpriu com os critérios de seleção foi convocado, a FPA anunciou os 13 atletas que até ao final do dia 20 tinham obtido as marcas de qualificação. Apenas uma introdução, a inscrição de Cátia Azevedo (com mínimos nos 400 metros) nos 800 metros (onde ficou a 92 centésimos dos mínimos), mas com uma possibilidade muito remota de participar nas duas provas (a primeira ronda dos 800 metros será às 11.10 horas do dia 1 e a primeira ronda dos 400 metros será às 13 horas).

Ainda existe uma dúvida para os Europeus de Glasgow 2019, com a participação de Raidel Acea, o atleta do Benfica, nascido em Cuba, mas naturalizado português na mesma altura de Pedro Pichardo, que é detentor do recorde de Portugal (46,74 segundos), mas que tem de aguardar autorização da Federação Internacional para poder competir por Portugal.

De fora da convocatória ficaram atletas com marcas muito próximas da qualificação (por exemplo, José Carlos Pinto ficou a dois centésimos nos 800 metros).

Mas vejamos quais os atletas escolhidos por Portugal para os Europeus de Glasgow 2019 e depois pode consultar os dias e as horas em que competem: