Hélio Fumo vence Sicó com recorde do percurso

Hélio Fumo (Foto BA&N)

Hélio Fumo foi o grande vencedor da prova de ultra trail da 10ª edição do Trail de Conímbriga Terras de Sicó, o maior evento de trail running em Portugal com mais de 3 mil participantes. O atleta da equipa Runners do Demo e da Compressport concluiu os 52 quilómetros da sua prova (com cerca de 1.900 metros de desnível positivo), em apenas 4 horas 28 minutos e 34 segundos, triunfando de forma destacada, com mais de 20 minutos para o segundo classificado, Nélson Santos, e mais de meia hora para o terceiro, Pedro Bastos.

O desempenho de Hélio Fumo traduziu-se num novo recorde da prova, que em 2018 passou a contar com mais distância (aumentando em cerca de 2 quilómetros) e mais altimetria (ganhando cerca de 400 metros de desnível positivo). Na última edição Vítor Cordeiro havia triunfado em 4h46m25s, um tempo que foi agora superado em quase de 20 minutos.

“Foi uma prova em que procurei colocar algum ritmo de forma a testar o meu atual estado de forma. As sensações foram positivas, o que me deixa confiante em relação ao resto da época”, afirmou Hélio Fumo. “Estou confiante no ano de 2019, em que espero superar-me ainda mais e lutar por todas as provas onde participar, tanto em Portugal como a nível internacional”, concluiu.

Hélio Fumo é o atleta português com melhor pontuação no ranking da ITRA – International Trail Running Association em ultra-maratonas de trail, somando por vitórias todas as provas em que participou em Portugal desde o verão do ano passado.

A vitória na 10ª edição do Trail de Conímbriga Terras de Sicó, que integra o campeonato nacional da Associação Portuguesa de Trail Running, vem reforçar o seu extenso currículo.

De referir que na mesma distância, entre as mulheres, Anabela Raínho foi a mais forte, vencendo em 6h13m35s. Mónica Ribeiro, foi segunda (6h32m28s) e Rute Martins terceira (6h43m05s).

 

Fonte: Gonçalo Nobre (BA&N))