Sara Moreira e Catarina Ribeiro nas listas de Roterdão e Viena

Catarina Ribeiro e Sara Moreira antes da última volta (Monforte 2018)

As maratonas da primavera com a presença de atletas portuguesas e a novidade da “Maratona da Europa” em Aveiro no dia 28 de abril

O próximo fim-de-semana, o primeiro do mês de abril, em termos internacionais é marcado por muitas maratonas (e incontáveis meias-maratonas!), conhecidas como as maratonas da primavera, sendo a mais mediática a de Roterdão (Holanda), que até terá a presença da portuguesa Sara Moreira.

A atleta do Sporting, que tem como melhor registo 2:24:29 horas, terá pela frente a favorita ao triunfo, a etíope Markis Geneti (2:21:14), numa prova que já conheceu um recorde mundial femininos, por Tegla Louroupe, e três recordes mundiais masculinos, sendo o primeiro (2:07:17) produzido pelo português Carlos Lopes, em 1985.

Depois, destacamos ainda a maratona de Viena (Áustria), que tem outra atleta portuguesa na lista de partida, Catarina Ribeiro (2:30:10), sendo a principal favorita a queniana Nancy Kiprop (2:22:46), que tentará o seu terceiro triunfo.

Depois registam-se ainda as provas em Bratislava, Daegu, Hannover, Milão, Roma , São Paulo e Santiago!

No fim-de-semana seguinte (14 de abril), teremos as maratonas de Paris, Belgrado, Enschede e Varsóvia, entre muitas outras, e ainda Boston (dia 15), a mais antiga maratona no Mundo! Pelo meio, no dia 20 de Abril, a África do Sul recebe a “Two Oceans Marathon”, e a 21 destacamos as maratonas de Creta e Nagano.

Aveiro recebe Maratona da Europa a 28 de abril

No dia 28 de abril, realiza-se a primeira edição da “Maratona da Europa”, prova que está a suscitar muitas expetativas de participação, já que se trata de uma nova experiência de oferta competitiva na distância rainha dos Jogos Olímpicos, no período da primavera (Portugal tem três maratonas no inverno: Lisboa, em Outubro, Porto, em Novembro, Funchal, em Janeiro).

Nesse dia há muitas maratonas internacionais e até Madrid optou por fazer a sua maratona no sábado (27 de abril). À cabeça, teremos a maratona de Londres, e depois as provas em Antuérpia, Dusseldorf, Hamburgo, Cracóvia, Pádua e Zurique! Muita oferta.