Manuela Machado está com a Ultra Maratona Atlântica

A Ultramaratona Atlântica Melides-Tróia está agendada para o dia 4 de agosto e para além do seu “padrinho” habitual, Paulo Guerra, a organização juntou-lhe um nome de peso este ano; Manuela Machado.

A antiga campeã mundial e europeia de maratona, que tem participado em algumas provas de trail, está com esta corrida de Grândola, no litoral alentejano, que hoje foi apresentada à comunicação social, tem cerca de meio milhar de participantes inscritos, sendo cerca de duas dezenas de atletas estrangeiros.

Com a presença do presidente do Município, António Figueira Mendes, a organização espera aumentar ainda mais a visibilidade desta competição “que tem um investimento elevado, mas que se insere no planeamento de expansão da autarquia, sendo esta uma organização de topo na região».

Para o autarca, o potencial de internacionalização desta prova poderá ser auxiliado pelos empreendimentos que estão para ser construídos ao longo dos 130 km de costa alentejana, uma paisagem que serve de cenário e de mote para o investimento neste evento pelo município.

A prova deste ano apresenta uma alteração importante no regulamento, que se prende com o facto de garantir que toda a gente chega ao fim no tempo regulamentar. Para isso o controlo será feito na Praia da Comporta, podendo concluir a prova todos os atletas que passarem nesse controlo, aos 28,5 km, até às 14.45 horas. Segundo a organização, anteriormente o regulamento exigia a chegada até às 17h00 ao Sol Tróia, mas como ser “barrado” a cerca de 6,5 km do final é bastante “duro” para os atletas, preferiu-se que o limite intermédio fosse colocado mais cedo.

Quem não tem a certeza de poder “embarcar” na aventura dos 43 km, a organização convida a experimentar a areia nos 15 km, entre a Praia da Comporta e Tróia, tendo oportunidade para chegar ao local da meta e ficar a conviver com os restantes participantes, trocando experiências.

Presente na Conferência, o veterano Mário Cassaca, natural de Grândola, mas a residir na Amadora, regressa à competição para tentar o “tri”, já que se sagrou vencedor nos dois últimos anos.

As inscrições encerram a 26 de Julho e estão disponíveis na página oficial da competição.