Meia Maratona do Porto em plena atividade

A Hyundai Meia Maratona do Porto vai para a estrada a 22 de setembro, pelas 9h00, e celebra a sua 13ª edição, apresentando várias novidades, entre os quais, o mais importante, o facto de a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla internacional) lhe ter atribuído o grau Bronze Label Road Race.

Assim, a 13ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto pertence agora ao calendário oficial da IAAF, uma distinção que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das meias maratonas. Do ponto de vista técnico, a Hyundai Meia Maratona do Porto está em conformidade com elevados padrões de qualidade e está à altura das exigências da sua qualificação.

Evento certificado com Sê-Lo Verde

Para além desse reconhecimento internacional, a Meia Maratona do Porto pretende ser um evento mais verde e, para isso, vai aplicar uma série de medidas amigas do ambiente que lhe valeram a atribuição do Sê-Lo Verde por parte do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

O Programa Sê-lo Verde tem em vista “incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos” para que os eventos de massas possam evoluir no seu perfil de sustentabilidade/pegada ecológica.

Treinos gratuitos para todos

Para dinamização da prova, a Runporto, em parceria com a Hyundai, está a organizar cinco treinos e convida todos os atletas a participarem. O primeiro treino decorreu a 21 de julho, nas margens do rio Douro do lado de Vila Nova de Gaia, com a concentração de atletas marcada para a Douro Marina e contou com cerca de 200 participantes.

No mesmo local, decorreu também o segundo treino, e, a 4 de agosto, já a norte do rio, junto ao Forte São Francisco Xavier (Castelo do Queijo), no Porto, decorreu o último treino do mês de agosto.

Estão agora programadas mais duas sessões de treino, que se realizarão no Jardim do Calém: 8 de setembro, às 9h30, e 15 de setembro, também às 9h30.

Os treinos têm a duração de 1 hora e os atletas são divididos em 4 grupos, consoante os seguintes ritmos de treino: 4.30min/km, 5min/km, 5.30min/km e 6min/km. Os treinos são gratuitos e acompanhados por profissionais de exercício físico.

 

Fonte (texto e fotos): Comunicação RunPorto.com