Hyundai Meia Maratona do Porto leva milhares às margens do Douro

A prova que reúne milhares de atletas nas margens do Douro foi hoje apresentada em conferência de imprensa. A 13ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto vai para a estrada no próximo domingo, 22 de setembro, às 9h00. A partida está marcada na Av. Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e a linha de meta estará instalada no Jardim do Calém.

Este ano, a Hyundai Meia Maratona do Porto foi galardoada com três certificados. A International Association of Athletics Federations (IAAF) atribuiu o grau Bronze Label Road Race, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética reconheceu a prova através da atribuição do Sê-Lo Verde e, por último, as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, com a marca “Quality Road Race”.

Como consequência da qualidade do evento, cada vez mais estrangeiros escolhem o Porto como destino para a participação na prova e, neste momento, já estão inscritos atletas de 60 nacionalidades, cerca de 23% dos participantes.

Para a linha da frente da prova de 21 km, foram revelados nesta apresentação os nomes dos melhores atletas que irão correr para os lugares de pódio. Podemos destacar no setor masculino internacional Aziz Lahbabi (Marrocos), Daniel Rotich (Uganda), vencedor da edição de 2016, e Bayelign Teshager Yegzaw (Etiópia). No setor feminino, a grande cabeça de cartaz é Monica Jepkoech (Bahrain), vencedora em 2017 e detentora do recorde feminino da prova, que irá correr com Antonina Kwanbai (Quénia) e Tigist Abayechew Jabore (Etiópia).

Em relação à elite portuguesa, Catarina Ribeiro (Sporting CP), Ercília Machado, Susana Godinho, Sporting CP, primeira portuguesa a chegar à meta o ano passado, na 7ª posição, Marisa Barros, Mónica Silva e Jéssica Pontes, do SC Braga, são os principais destaques.

A vertente masculina da prova também alcança o mesmo nível de excelência, com a presença de Rui Pedro Silva, do Sporting CP, José Moreira, do Sporting CP, Daniel Pinheiro, do CD S. Salvador do Campo, José Sousa, vencedor do Campeonato Nacional de Maratona, no Porto, em 2018, e Hélder Santos, do Sporting CP.

Mais informações no site oficial da prova.

Fonte: comunicação da RunPorto.com