Livro dos 90 anos da AA Lisboa

Foto Marcelino Almeida

A Associação de Atletismo de Lisboa cumpriu este ano os 90 anos de existência. Festejou esse momento ao início da noite de ontem com entrega de distinções a atletas e juízes, com uma plateia bem composta na Tribuna de Honra do Estádio Nacional.

Na cerimónia foi também apresentado o livro “90 anos da Associação de Atletismo de Lisboa”, publicação que elaborámos nos últimos meses para a AAL em complemento a outra publicação, a dos “75 anos da AAL”.

Essa primeira abordagem histórica à AAL, elaborada por Sequeira Andrade (que infelizmente foi subtraído ao nosso convívio) e Arons de Carvalho, já de si bem documentada em termos estatísticos, relatava alguns momentos pitorescos da história associativa.

O presidente da AAL, Luís Jesus, desafiou-nos a fazer uma nova publicação, com mais histórias e apontamentos históricos, que não se esgotassem no simples registo cronológico.

E é isso que se encontra registado nesta nova publicação, editada pela AAL, em que partimos dos primeiros registos “desportivos”, de pedestrianismo, conjuntamente com o ciclismo e “sports” de exibição, recolhendo apontamentos do final do século XIX até à criação da AAL, curiosamente mais “nova” que os seus oficiais campeonatos regionais de corta-mato (iniciados em 1922), e depois da sua vivência “oficial”.

Também temos vários registos estatísticos, com as provas mais emblemáticas, e também um resumo dos atletas medalhados nas grandes competições internacionais.

O livro “90 anos da Associação de Atletismo de Lisboa”, da autoria de António Manuel Fernandes, é editado pela Associação de Atletismo de Lisboa.

 

Fotos: Marcelino Almeida