Portugal nos Europeus de Duatlo em Punta Umbría

Amanhã, dia 7 de março, realiza-se em Punta Umbría, Andaluzia, Espanha, o Campeonato da Europa de Duatlo, que conta com a participação de seis atletas nacionais, incluindo Melanie Santos, depois do cancelamento da primeira prova do Campeonato do Mundo de Triatlo em Abu Dhabi, por causa do novo vírus Covid 19, que estava agendada para o mesmo fim de semana.
A competição irá realizar-se numa zona turística do sudoeste de Espanha conhecida pelas suas praias de areia branca. Com as temperaturas amenas, Punta Umbría é especialmente convidativa para a prática de triatlo nesta altura do ano.
Participam nesta competição seis atletas portugueses, quatro no escalão de elite – Melanie Santos, Liliana Veríssimo, Marco Miguel e João Ferreira e dois na categoria júnior – Joana Sousa e Alexandre Silva.

Elite
Portugal está muito bem representado pelos dois atletas da elite masculina que têm expetativas de bons resultados nesta competição; Marco Miguel, que desenvolveu competências no primeiro ano que se dedicou a esta vertente e João Ferreira, que conseguiu uma boa prova de apuramento. Também na elite feminina, Melanie Santos, uma atleta de elite muito competente e que se encontra em boa condição física, irá participar na competição com expetativas de alcançar um bom resultado. A outra atleta, Liliana Veríssimo, muito forte no escalão de grupos de idade, irá representar a elite nacional feminina, uma participação onde está tudo em aberto.

Juniores
Na prova júnior, Portugal terá a participação de Alexandre Silva, que no seu primeiro ano de júnior já demonstrou o seu valor elevado, estreando-se na primeira prova da época com o título de Campeão Nacional de Duatlo Júnior e uma medalha de bronze no Campeonato Nacional de Estrada.
Joana Sousa, uma atleta ainda pouco experiente, mas com um segmento de corrida competente, irá também representar Portugal na categoria de juniores, esperando-se uma participação honrosa desta atleta.

Programa do evento:
Sexta-feira, 6 de março
9:30 Elite, U23 e Junior Bike – reconhecimento de percursos
11:30 Briefing Elite, Sub23
18:30 Cerimónia de Abertura
Sábado, 7 de março
9:00 Age Group Sprint (Draft legal)
13:15 Junior Women
15:00 Junior Men
16:45 Elite and U23 Women
18:30 Elite and U23 Men
19:45 Elite, U23 and Junior Medal Ceremonies

 

Fonte: texto e foto comunicação da FTP