Abril acolhe o 124º aniversário dos Jogos Olímpicos

Para além de todas as notícias que foram dando conta de adiamentos, cancelamentos e outras decisões, também há tempo para recordarmos algumas efemérides. O dia 6 de abril marca o 124º aniversário do renascimento dos Jogos Olímpicos, em Atenas, Grécia.

A Cerimónia de Abertura, com 241 atletas de 14 países, decorreu no antigo Estádio Panatenaico (foto acima) diante de uma multidão estimada em 80.000 pessoas. Cinco provas e duas finais aconteceram no estádio naquele primeiro dia, todos no atletismo.

A ronda preliminar dos 100 metros iniciou o programa, com o americano Francis Lane a vencer a primeira corrida da história olímpica moderna em 12,2 segundos. Também ocorreram as eliminatórias de 400 e 800 metros.

James Connoly, o primeiro medalhado olímpico

No triplo-salto, James Connolly, de Harvard, tornou-se o primeiro medalhado de ouro olímpico na era moderna, alcançando 13,71 m. Connolly também terminou em terceiro no salto em comprimento no dia seguinte (7 de abril).

Medalhas de 1896

No disco, Robert Garrett, de Princeton, venceu no último ensaio com a marca de 29,15 metros. Ele também venceu o peso e foi segundo no salto em altura e no salto em comprimento! Como nota curiosa, Garrett voltou a competir em 1900, em Paris, conquistando as medalhas de bronze no peso e no triplo-salto sem balanço.

A partir deste começo humilde, uma tradição gigante cresceu.