Auriol Dongmo bate recorde de Portugal

E outros resultados de Lisboa

 

A sportinguista Auriol Dongmo bateu o recorde de Portugal no lançamento do peso, com a marca de 18,82 metros, sendo a melhor europeia do ano na disciplina e a terceira em âmbito mundial!

Foi no decorrer de uma prova de preparação em Leiria, no Centro Nacional de Lançamentos, para atletas dos clubes do distrito, com a atleta a participar como extra.

A atleta, que está autorizada a representar a seleção de Portugal a partir de julho, conseguiu a marca recorde logo ao primeiro ensaio, superando o anterior recorde, 18,37 metros, que já lhe pertencia desde a época de pista coberta, quando venceu os Campeonatos de Portugal indoor em Pombal (29 de fevereiro). No decorrer do concurso, Auriol ainda passou o anterior recorde mais uma vez (18,61 m ao quarto ensaio), depois de ter feito 17,73 e 17,97 no segundo e terceiro ensaios. Os dois últimos lançamentos foram nulos. Eliana Bandeira, do Benfica, fez seis lançamentos nulos.

Em termos internacionais, a sportinguista é agora a terceira nas listas mundiais (mas a melhor atleta europeia), atrás das canadianas Brittany Crew (18.88m, obtidos em 6 de março) e Sarah Miton (18,84 m, também obtidos hoje) e à frente da marcante neozelandesa Valerie Adams (18,81 m).

Este foi o quarto recorde de Portugal obtido pela atleta do Sporting no ano de 2020, depois de ter lançado 18,02 metros em janeiro, passando-o depois para 18,31 m e 18,37 m, sempre em pista coberta, até que agora superou amplamente o anterior máximo.

Curiosamente, caso não estivesse fechada a janela de qualificação, esta marca cumpria os objetivos para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021.

A título de curiosidade, o recorde de Portugal passou apenas por quatro mãos desde 1972 (quando Adília Silvério passou pela primeira vez os 15 metros) e foi melhorado em três metros e 80 centímetros!

Vejamos a evolução do recorde de Portugal desde essa marca em 1972:

Provas em Lisboa

O primeiro dia de verão marca o regresso da competição no atletismo, com a realização de várias provas em diversos locais. Um deles é Lisboa, que organizou dois conjuntos de provas de preparação.

Nas instalações do Jamor, realizaram-se os lançamentos, com destaque para o dardo masculino, tendo Tiago Aperta (Novas Luzes) obtido a marca de 70,50 metros, enquanto Leandro Ramos (Benfica) lançou a 69,60 m. No lançamento do peso feminino, as sportinguistas Jessica Inchude (17,12 m) e Francislaine Serra (16,09) mostraram-se as suas qualidades enquanto no disco Liliana Cá (Novas Luzes) lançou o engenho a 5,64 metros, em femininos, com o sportinguista Mykyta Sudashov a acançar os 48,69 metros.

Nas provas que decorreram na pista do Estádio Universitário, em Lisboa, destaque para o benfiquista José Carlos Pinto, que correu os 300 metros em 35,78 segundos, e os 800 metros em 1.49,67 minutos. Ambas as corridas decorreram com as novas indicações, em pistas únicas e separadas.

Os resultados estão disponíveis na página da AAL (http://www.aalisboa.com.pt/pt/competicoes/).