Ronda regional… 2017.4

Dos 70,08 metros de António Vital e Silva à segunda melhor marca portuguesa infantil de sempre no peso (2kg) por Letícia Lopes. Esta é a ronda regional... 2017.4  da semana…

António Vital Silva

Nesta ronda regional… 2017.4, começamos no distrito de Viana do Castelo viu realizar-se a primeira jornada de lançamentos em Lovelhe (Vila Nova de Cerveira), e o resultado mais expressivo ali foi alcançado pelo benfiquista António Vital e Silva, com um lançamento de martelo a 70,08 metros, a 1,48 metros do seu recorde pessoal!

Já em Braga, concretamente em Joane, foi tempo do Crosse de Natal ATC, com triunfos de Nuno Fernandes, da Escola Rosa Oliveira (que venceu na véspera a S. Silvestre de Seide, onde Rosa Oliveira foi a vencedora feminina), e de Tânia Silva (LFC).

No Porto, houve lugar para o Campeonato de Inverno de Provas Combinadas, em Lousada, uma prova com grande participação, especialmente nas provas-extra, para os mais jovens,

Pista coberta em Pombal

Continuando a nossa ronda regional, em Pombal realizaram-se os distritais de juvenis de Coimbra, Leiria e Santarém. Em Coimbra, os vencedores coletivos foram a União Eirense, em femininos, e GiraSol, em masculinos, registando-se um recorde regional de infantis.

Quanto a Leiria, o Juventude Vidigalense triunfou em ambos os sexos e o mesmo sucedeu com Santarém, em que a A. Escola A. Cartaxo venceu os dois sexos. Aqui, destaque para o recorde regional juvenil de Nádia Carvalho nos 1500 m (4.54,64).0

Em Portalegre, boa participação no corta-mato do Clube Elvense de Natação, com triunfos absolutos da júnior Andreia Carboila (CEN) e do veterano Marco Nabais (ACP). 

Já em Évora, houve pouca participação no Torneio de Saltos realizado na nova pista da cidade.

Ainda no Alentejo, destaque para a organização da Associação de Beja, o Meeting Jovem de Castro Verde, com uma forte participação da equipa do Sporting, que ganhou por equipas.

Ar livre no Algarve e na Madeira

Nesta ronda regional, verificamos que bons resultados aconteceram no Algarve, na pista do Parchal, na organização da Taça CA Tunes, que o clube organizador venceu coletivamente. Aqui houve vários destaques individuais, como a segunda melhor marca de sempre de uma infantil no lançamento do peso (2 kg), por intermédio de Letícia Lopes (CDQ), com 14,50 metros. Houve ainda um recorde regional nos 60 m barreiras juvenis, por Juliana Guerreiro (CBF), com 9,41; os 14,94 m de Pedro Pinheiro (SLB), no triplo (v: +1,2), e os 25,85 (+1,3) de Fatumata Diallo (COP), nos 200 m, e ainda a marca de 23.22,32, de Edna Barros (COP), nos 5000 m marcha.

Finalmente, na Madeira, nos Campeonatos Regionais jovens (juvenis e juniores), como extra, a sportinguista Rosalina Santos fez 7,74 (+0,3), nos 60 m e 25,08 (0,6), nos 200 m.
Foram batidos dois recordes regionais de juvenis, um no salto com vara, por João Pedro Buaró (GDE), com 4,30 metros, outro no disco feminino (1kg), por Ana Beatriz Gomes (CSM), com 35,41 m (que também fez 14,26m no peso).